terça-feira, 18 de setembro de 2012

Apito amigo: as aparências enganam. E muito!

Em 2012, Corinthians é o mais prejudicado; Vasco, Santos e Cruzeiro são os mais beneficiados.

O nobre leitor provavelmente sabe que sou corinthiano. Como a grande maioria de meus colegas de profissão que torcem pro mesmo time, nunca escondi isso de ninguém - e acredito que tanto a relevância dessa informação está na possibilidade de você saber a quem ou contra quem eu poderia "pesar a mão"; embora sempre haja quem abuse disso pra ridículos julgamentos sumários... de toda forma, reitero que sou corinthiano e que, obviamente, focalizei este tema com todo o interesse, já que. Contudo, há que se considerar, a julgar pelos critérios do site Placar Real (pelo que sei, site de um palmeirense imparcial), que tudo adiante se trata de fato. Aliás, uma conjunção de fatos, no plural: mais precisamente 25 rodadas do Campeonato Brasileiro.

Sobre o site
O Placar Real (www.placarreal.com.br) monitora, desde 2011, os episódios polêmicos de arbitragem que potencialmente interfiram no placar e na classificação de todos os jogos do Campeonato Brasileiro - Série A. Servindo-se de análise de especialistas em sites, blogs profissionais e programas esportivos para balizar seus "vereditos", o Placar Real projeta todos os placares "sem erros de arbitragem", a pontuação e a classificação correspondentes. E ainda dá estatísticas de quais são os clubes mais beneficiados e mais prejudicados no acumulado do ano; além dos árbitros mais ou menos envolvidos em interferências de placar (explore o link para saber mais a fundo).

É possível e de pleno direito que você discorde da metodologia adotada pelo site; que integral, parcial ou pontualmente você veja interpretações absurdas. Mas não vi até hoje, nem de longe, um trabalho tão sistemático e bem produzido, com regulamento claro, critérios bem definidos e reunião de vídeos* sob análise qualificada para tentar dar algum padrão interpretativo às próprias análises.
* suspensa por reclamação de direitos autorais

É claro que um jogo muda completamente tão logo um erro seja cometido: a interferência é irremediável, pois não saberemos nunca se a presença do jogador mal expulso teria dado vantagem tática ao time prejudicado para segurar um placar mais favorável, ou se o gol mal validado no empate aos 40 do segundo tempo deu ou não mais "gás" pra virada que aconteceu aos 48... nunca saberemos! Mas o que se pode chegar mais próximo de uma análise imparcial e "científica" é trabalhar com os dados factuais, a despeito da complexidade de suas possíveis implicações divergentes. E é exatamente isso que o Placar Real faz... para quem usa do direito de discordar, recomendo criar uma metodologia de análise ainda melhor e divulgar. Serei o primeiro a compartilhar!

***

Enfim, vamos aos números dos dois campeonatos brasileiros cobertos pelo site, desde o ano passado; e depois às observações correspondentes...



Ressalvas
Antes de tudo, as rodadas 24 e 25 ainda estão sendo analisadas pelo site Placar Real, e estão sendo contabilizadas tal como no "Placar da CBF".

Vale dizer também que, quando comecei o levantamento, há aproximadamente dez dias, Vasco e Corinthians ocupavam os extremos opostos do "favorecimômetro" para o campeonato de 2012, sendo o time cruzmaltino o mais favorecido e o corinthiano o mais prejudicado na classificação (posições de praticamente todo o campeonato até então, e o que motivou a análise destes clubes em específico).

Agora, Cruzeiro e Santos ultrapassaram o Vasco entre os mais favorecidos, enquanto o Corinthians permanece "isolado" como o mais prejudicado, seguido de perto pelo Coritiba. Em tempo: Cruzeiro e Santos terão, em breve, suas próprias análises realizadas aqui no blog. Outras tratando de outros aspectos do campeonato também virão.

Interpretações
Percebe-se a injustiça com que o Corinthians é costumeiramente relacionado por torcedores rivais como o grande beneficiado pelo apito amigo (resquício ligado especialmente ao "Escândalo do Apito" no Campeonato Brasileiro de 2005). Embora o Vasco tenha pleno direito de reclamar que ano passado foi decisivamente prejudicado na classificação e que, com isso, o Timão "ganhou" o título, nem mesmo o Corinthians foi realmente beneficiado pelos erros de arbitragem, tendo sido, na realidade, menos prejudicado do que o Vasco. Perceba que o grande mal do campeonato foram os dez pontos que o Vasco perdeu por conta de erros de arbitragem, enquanto o Corinthians também perdeu pontos por erro de arbitragem, sendo por sua vez quatro pontos. Seria ingênuo dizer que isso não decidiu o campeonato, da mesma forma em que seria ingênuo dizer que houve beneficiamento intencional a um time que tem pontos a mais para reclamar.

Não se pode justificar um erro por outro: não é porque o Vasco tem mais pontos a reclamar que o Corinthians não possa dizer também que foi prejudicado e que seria campeão da mesma forma. É o mesmo princípio da análise do jogo a jogo pelo Placar Real: não sabemos se um gol mal anulado, fosse corretamente marcado, mudaria a história de um jogo; ou se um time ameaçado de rebaixamento lutaria muito mais se estivesse a dois pontos da salvação, em vez de sete. Só se pode trabalhar com os fatos; e os fatos, fossem diferentes, obviamente não excluem novos desdobramentos (aliás, a tendência seria justamente esta).

O mais importante nisso é o torcedor comum observar o próprio umbigo antes de levantar grandes suspeitas sobre os adversários - em especial quando isto vira um hábito de perseguição contra um ou outro clube. Assim, perceba-se: se o vascaíno reclamou ano passado que deveria ter sido campeão (o que é legítimo) e não foi porque beneficiaram o Corinthians (o que é falso), não poderia esquecer que tem sido um dos times mais beneficiados deste campeonato (parece até compensação, não é?). O mesmo acontece a Santos e Cruzeiro, que têm sido decisivamente beneficiado nos dois campeonatos seguintes (sendo que o último em especial reclamou muito do "apito amigo ao Corinthians" em 2010).

Como desfecho, ofereço a vista sobre uma lista de reprodução que reuni no YouTube para ilustrar uma série histórica (desde 1999) de decisões polêmicas de arbitragem envolvendo o Corinthians, todos de erros contra ou acertos à favor; portanto, parcial na montagem (mas não na análise). Trata-se de uma reunião de vídeos com os mais diferentes graus de gravidade e comprometimento; e se houver qualquer discordância, por favor, sinta-se convidado a ler a descrição na página da lista de reprodução antes de comentar qualquer coisa...



Obs.: sugiro especial atenção (se é que é preciso) nos pênaltis não marcados envolvendo o Romarinho - absurdos!

Nenhum comentário: