quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Série "Polêmicas"

O caro leitor, caído aqui fortuitamente ou não, já deve ter percebido que este definitivamente não é um blog regular, como seria de se esperar de qualquer blog que se preze... pois é, não trabalho com esporte, não sou pago pra isso e tenho que achar brechas em meio ao trabalho, aos estudos e à vida pessoal para poder, vez perdida e outra, postar alguma coisa aqui. Nesse sentido, estou em muita desvantagem dos colegas de profissão que hoje conseguem sobreviver da tal "crônica esportiva" (odeio a expressão, só merecedora de um Nelson Rodrigues e poucos outros - mas vá lá).

Pois é, há essa desvantagem, que, no entanto, pode ser convertida em alguma forma de vantagem se pensarmos que estes mesmos colegas têm de lidar com o calor da cada vez mais dinâmica atividade de análise esportiva, com mercados sempre e mais e mais aquecidos, convergência midiática, mais concorrentes na praça concreta e virtual... eu não: levo minha produção a reboque do sabor da vida, o que me permite, vez ou outra, me dedicar a um aspecto que normalmente demandaria muito tempo de um profissional da área e, por isso mesmo, frequentemente passa ao largo das publicações e postagens.

Essa série "Polêmicas" vem, portanto, para reforçar essa nossa pequena vantagem relativa. É um convite ao conhecimento (e à discussão, por que não?) de meu posicionamento acerca de várias polêmicas do esporte brasileiro e internacional, e de todo o universo que o cerca. A ideia é dar uma base de meu raciocínio geral acerca do fenômeno esportivo sob diversos aspectos: técnico, tático, estético, histórico, sociológico, psicológico etc.

As famigeradas embaixadinhas de Edilson.
Possivelmente, a minha polêmica preferida - de tão ganha.

Como é de praxe no Finalíssimas, não posso assegurar nenhuma periodicidade. Apenas me comprometer em abordar pelo menos 3 polêmicas históricas por postagem, o mais sucinta e precisamente possível, só para montar essa base de convicção e, às vezes, provocar um pouco de rebuliço. A praça de discussão serão os comentários, como tem de ser; e qualquer abuso poderá ser sumariamente reparado como eu entender. Sorry, sorry, folks! That's my blog! A ideia é abordar as polêmicas que já existem no esporte; não criar novas polêmicas fora dela, ok?

Então, em breve, virá o primeiro post: "Jornalismo Esportivo". Fiquem atentos!

Abraços!

Nenhum comentário: