sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pato: Joaquim desagrava

Perdoem o trocadilho. Em tempos de inventividades com Patos e Gansos, foi irresistível associar esta ânsia de publicação minha com um sobrenome tão oportuno quanto o de Joaquim Grava, o médico fisiologista do Corinthians, referência internacional na medicina esportiva e que, em vida, dá nome ao CT do mesmo clube.

Joaquim Grava confirmou o que eu suspeitava outro dia, e que foi tema de longa discussão no twitter entre eu e dois amigos - Filipe Dutra e Caio Costa. Declarei acreditar que a série de lesões do Pato não seria de preocupar tanto a equipe alvinegra - daí o debate, donde os amigos discordaram.

O atacante corinthiano durante os exames preliminares.

Nos dias subsequentes, uma série de notícias vinha, até que surgisse um vídeo na ESPN com o Dr. Joaquim Grava corroborando justamente o que eu dizia. Daí, lancei mão de uma publicação no Facebook, convocando Filipe e Caio e resumindo minha posição em dois argumentos, como disposto abaixo (reprodução do comentário no facebook):

1) apesar de ter 16 lesões na curta carreira, e de ter feito poucos jogos em 5 temporadas italianas, Pato tem um dos melhores aproveitamentos históricos do AC Milan em gols por jogos. Fica só atrás de Van Basten (informação Sportv).

2) das 16 lesões que teve, a primeira foi logo no começo, um entorse no tornozelo; outra, mais recentemente, uma queda de mal jeito com o ombro. Simplesmente QUATORZE foram musculares - como aconteceu a uma boa parte do elenco milanista, alguns dos quais egressaram em outras equipes e tiveram melhor rendimento (Pirlo e Ronaldo Fenômeno foram os que mais me ocorreram).
É claro que eu ainda posso estar errado - Joaquim Grava pode estar, não é deus. Ainda podemos pagar o pato. Mas é a melhor referência possível para dizer isso. Tal qual fechei o comentário:
Como eu chutei (não sou médico fisiologista!), se essas lesões musculares não fossem resultado de mal tratamento e acompanhamento (como Joaquim disse no vídeo), seriam resultado de uma doença congênita (descartada). Não sou médico, mas pra mim isso foi bola dentro...

Nenhum comentário: